quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Guiné-Bissau Empresa russa explora areias pesadas em Varela


O Governo de transição da Guiné-Bissau concedeu licença a uma empresa russa para explorar areias pesadas na estância balnear de Varela (norte), numa área de 450 hectares, anunciou o ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes, citado pelo semanário O Democrata.

O ministro anunciou que o contrato, com a empresa Potô Sociedade Anónima, foi assinado em finais de Dezembro e que a exploração das areias começará ainda este mês.  
 
O ministro referiu que só autorizou a concessão após receber estudos de impacto ambiental e estimativas de resultados económicos da exploração das areias pesadas, que são tidas como presentes em grande quantidade em Varela e em outras regiões da Guiné-Bissau.  
 
Das areias pesadas podem ser extraídos minérios utilizados em indústrias de alta tecnologia.  
 
"Devo dizer que esta areia não existe só em Varela. Existe muita em diferentes pontos do país, que não vou dizer agora. Só que temos que ser sérios, honestos e gerir aquilo bem. Ter a capacidade de negociar, pôr os interesses do Estado acima dos nossos interesses. Não andar a fazer trafulhas, passar licenças para ganhar dinheiro a torto e a direito", afirmou Daniel Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário