quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Guiné-Bissau UE felicita e promete apoiar Ramos-Horta como representante da ONU


A União Europeia (UE) felicitou José Ramos-Horta pela nomeação como representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau e prometeu todo o apoio para "o papel crucial" que lhe foi confiado. 
 
Segundo um comunicado divulgado na terça-feira em Bissau pela UE, as felicitações foram expressas numa carta enviada a Ramos-Horta pela alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, no passado dia 10. 
 
Na carta, a responsável augura a José Ramos-Hosta os maiores sucessos no cumprimento do mandato e realça a necessidade de "incentivar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para iniciar uma verdadeira reforma do sector da segurança no país, e ao mesmo tempo dissuadir o oportunismo político e as interferências militares".  
 
"É urgente pôr cobro ao clima de intimidação instalado no país e iniciar um processo para a estabilidade e a reforma. A Comunidade Internacional deve apoiar conjuntamente a realização de eleições inclusivas e um Governo de unidade nacional", salientou Catherine Ashton na carta. 
 
José Ramos-Horta, antigo Presidente de Timor-Leste e prémio Nobel da Paz, foi designado dia 01 de Janeiro como Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau e Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS), em substituição do ruandês Joseph Mutaboba. 
 
Ramos-Horta chega á Guiné-Bissau no próximo mês. 

Sem comentários:

Enviar um comentário