segunda-feira, 9 de março de 2015

Programa de Apoio aos Actores Não Estatais, encera formação em Governação Interna para Organizações da Sociedade Civil (OSC)

Terminou no dia 06 de Março de 2015, a formação que vinha ocorrendo na sede do UE-PAANE (Programa de Apoio aos Actores Não Estatais), em Governação Interna das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Esta formação, ministrada pela empresa PCF-PALOP, aconteceu no âmbito do reforço e capacitação dos Actores Não Estatais (ANE) para a consolidação da Boa Governação, no quadro deste Programa financiado pela União Europeia, nomeadamente no quadro do programa de formação avançada do UE-PAANE.
As sessões foram consubstanciadas em duas turmas. A primeira acção de formação teve início no dia 23 de Fevereiro, tendo uma duração de 05 dias, na qual estiveram presentes 14 representantes das OSC guineenses, um representante da Direcção Geral de Cooperação Internacional e uma representante de Direcção Geral de Coordenação de Ajuda Não-Governamental.
A segunda acção iniciou no dia 02 de Março, também com duração de 05 dias, e contou com a participação de 19 representantes das OSC guineenses. A formação teve como propósito contribuir à boa governação interna das organizações em termos de independência, representatividade, transparência e coerência. Para tal, os formandos foram dotados de ferramentas e mecanismos de forma a estarem aptos para aplicá-los dentro das suas organizações. Para uma das formadoras, Haua Embaló, as sessões foram uma mais-valia para as organizações uma vez que vai lhes permitir desenvolver estratégias e conceitos que, uma vez aplicados nas mesmas, vão garantir a participação activa, eficaz e credível dos ANE guineenses nos processos políticos.
A representante da organização REMPSECAO-GB, Nadine Alvarenga, afirma que esta é uma oportunidade de fazerem uma auto-avaliação dos princípios de governação interna nas respectivas organizações e montar estratégias de como implementar estes princípios para que possam reflectir na estrutura institucional e organizacional, tendo em conta as políticas de boa governação.

Sem comentários:

Enviar um comentário